Pages

Seja bem-vinda!!!!

Unhas encravadas: saiba como evitar o problema e aliviar seus efeitos

0
As unhas, quando bonitas e bem esmaltadas, são os acessórios mais usuais das mulheres. Porém, algumas peles excessivas podem acarretar no encravamento da cutícula, o que causa desconforto física e esteticamente.

Chato e doloroso, tanto homens quanto mulheres estão sujeitos a passar por isso. De acordo com a dermatologista Gabriela Casabona (SP), a curto e grosso modo, unha encravada é quando ela “se enterra” na pele ao redor. Isso pode acontecer por diferentes motivos, como: uso de calçados apertados ou sapatos de bico fino, corte incorreto da unha ou até mesmo traumas (topadas e pisões).

Segundo Mirian Carvalho, tecnóloga em podologia (SP), a unha encravada provoca dor e está sempre acompanhada de inflamação ou infecção. O dermatologista Fernando Passos de Freitas (SP) completa: “A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver formação de pus e de granuloma piogênico (carne esponjosa)”. 

Para evitar o problema, os profissionais são unânimes ao afirmar que é necessário cortar as unhas no formato quadrado, nunca avançando pelas laterais. Além disso, palitos ou espátulas para a limpeza das bordas das unhas nunca devem ser usados sem supervisão, já que esse procedimento deve ser executado por um profissional devidamente capacitado e habilitado.

O tratamento desse problema pode variar de acordo com a intensidade de cada caso. “Podem ser tomadas medidas simples, como o afastamento da pele inflamada por um chumaço de algodão, até procedimentos cirúrgicos para remover o tecido inflamado ou destruir a matriz da unha no canto problemático. Em caso de infecção, pode ser necessário o uso de antibioticoterapia local ou sistêmica”, finaliza Fernando Freitas. 

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário


Rua: Tabajara, 409, Vl São Jorge, Guarulhos - SP / (11) 2885-3156 ou 2358-2776
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...